Faça você mesmo* – Cabeceira de cama em madeira DIY

Cabeceira de cama em madeira DIYHoje, na rubrica Faça você mesmo* trago-vos esta cabeceira de cama em madeira até ao teto.
Este é o quarto de hóspedes, que na verdade é o quarto dos meus sogros  quando passam cá uns dias. Esse quarto tinha, tal como o meu, uma decoração horrorosa.
Na altura que mudei, quis deixar o quarto minimamente apresentável e a decoração foi coisa com que não me preocupei. Com o tempo e depois de perceber o nosso estilo decorativo, comecei a pensar como poderia mudar o quarto para estar mais de acordo com o nosso gosto.

Decoração do quarto de hóspedes

Sendo este um quarto extra, em que a maior parte dos dias ninguém dorme lá, podíamos usá-lo como uma espécie de cobaia. Experimentar uma solução decorativa diferente, sem ter a pressão de terminá-la rapidamente.
O que pensámos foi fazer uma cabeceira em madeira. Inicialmente ainda ponderámos fazer a parede toda mas rapidamente desistimos da ideia, pois a parede já é enorme o suficiente. No fim ficámos muito felizes com o resultado. O que fizemos?

Cabeceira de cama em madeira DIY

Primeiro comprámos todo o material necessário. As ripas, que tinham talvez com uns 2cmx1cm e com altura igual ou superior à parede (foram cortadas na medida que queríamos) e os parafusos (imagem) para as prender à parede.
Esta parte tem de ser muito bem feita e não poupem na qualidade dos parafusos porque são as ripas que vão segurar toda a madeira da cabeceira. Comprámos também as madeiras (lambrim) junto com as peças que as seguram às ripas e umas às outras (ver imagem).
Para saberem a quantidade de madeira, basta dividirem a altura da parede pela largura de cada uma. Comprem sempre a mais, nunca à justa.

Depois, foi tempo de cortar as ripas e as madeiras porque nem uma nem a outra tinham o tamanho certo. Medimos a largura da cama e colocámos cinco ripas com o mesmo espaço entre elas. Depois, o marido fez os furos na parede e nas ripas. Quatro em cada uma.  Com tudo bem seguro, era altura de começar a tarefa chata de colocar o revestimento em madeira. Penso que pelas imagens conseguem perceber como se faz.

Como fazer uma cabeceira de cama em madeira

Nota importante

Começámos a colocar o lambrim em baixo. No nosso caso, sabíamos que a última ripa ficaria bem colocada em cima. O que aconselho a fazer é a mediram a parede toda na vertical e dividirem pela largura do lambrim. Se não der medida certa, então deixem o espaço em baixo, para que depois fique certo em cima. Esssa parte ficará tapada pela cama, não há problema.

Cabeceira de cama em madeira DIY

Para finalizar, comprei um verniz incolor natural da Biofa e apliquei primeiro com um pincel e depois removi o excesso com um pano, tal como eles indicam no site. Ficou impecável.

Como fazer uma cabeceira de cama em madeira

Como fazer uma cabeceira de cama em madeira até ao teto

Qualquer dúvida sobre este tutorial, basta deixarem um comentário. Será respondido o mais brevemente possível.

Partilhar

2 Replies to “Faça você mesmo* – Cabeceira de cama em madeira DIY”

  1. […] A  cabeceira de cama do quarto de hóspedes, por ter sido um projecto com algum trabalho e por ocupar a parede até ao tecto, ficará assim. Já a do filhote (cujo projecto inicial podem ver aqui e uma versão mais actual aqui), é provável que sofra algumas alterações. […]

  2. […] para o Tiago e pintá-la de branco. Aproveitámos restos da madeira que usámos na cabeceira que fizemos para o quarto de hóspedes, mas numa orientação vertical. Depois do trabalho do marido para construir a dita cuja (espero […]

Deixe uma resposta