A minha casa Antes e Depois Projectos cá de casa

Projectos cá de casa – Capa para cabeceira de cama [tutorial]

capa_para_cabeceira_de_camaQuando nos mudámos para esta casa, um dos projectos que queria muito fazer era esta capa para cabeceira de cama. Primeiro que tudo, para conseguir suavizar os tons que queria no quarto (fora com os alaranjados e venham os brancos e cinzas) e depois para tentar remediar a parvoíce que fiz e que explico já de seguida (calculo que muitos se consigam relacionar).

Na altura que comprei a minha mobília de quarto, cometi o erro de gastar imenso dinheiro a comprar uma de madeira maciça e com as mesas de cabeceira a fazer conjunto. Pior, escolhi um tom de madeira alaranjado, que tanto detesto. Confesso que não sei onde estava com a cabeça. Escolhi também uma estrutura de cama com sommier, para guardar tralha. Ora, hoje em dia tenho uma vida cada vez mais minimalista. O espaço debaixo da cama está praticamente vazio e agora só serve para acumular porcaria, que tenho de aspirar de tempos em tempos. E digo que esta compra foi um erro porque agora fico com pena de me desfazer dela pelo preço que paguei e pela qualidade que tem. Restou-me arranjar forma de mudar o que menos me agrada, a cabeceira.

Fui à procura de um tecido que gostasse e que seguisse três regras importantes. Tinha que ser cinza, de preferência num tom mesclado, tinha que ser num tecido grosso mas não tão grosso que depois não o conseguisse costurar na minha máquina e não podia amarrotar-se com facilidade. Encontrei um tecido que para mim, era perfeito. Provavelmente são os que se usam para estofar sofás. Comprei também dracalon para forrar o tecido por dentro e dar um aspecto mais cheio depois de colocado.

O tutorial que segui foi muito simples. Também não podia ser de outra forma, que não sou nenhuma profissional do da costura. Podem ver uma foto do antes e do depois e a explicação mais abaixo.

diy_capa_para_cabeceira_de_cama_antes

capa_para_cabeceira_de_cama_depois

TUTORIAL DE CAPA PARA CABECEIRA DE CAMA

1º –  Fiz as bainhas do tecido, apenas dos lados mais largos.

2º – Coloquei uma camada de drakalon e por cima o tecido, com o lado avesso virado para baixo.

3º – Dobrei ao meio, de forma a ficar com o tecido por dentro. Cozi dos lados. Ao virar o lado certo, ficaria com algo do género da fotografia.

capa_para_cabeceira_de_cama

4º – Depois, ainda com o tecido virado do avesso, fiz um triângulo com as laterais e cozi perto do bico. Penso que a imagem seguinte ajuda a perceber. Isto permite criar largura na capa e assim coloca-se melhor. Do lado direito fica como mostro.

5º – Virar do direito e colocar a capa no lugar.

capa_para_cabeceira_de_cama

E pronto, com esta capa para cabeceira de cama, consegui dar um ar mais clean e suave ao quarto, a puxar para o nórdico, que tanto gosto. Ainda está longe do que gostaria de ver mas os progressos já se começam a notar. E assim consegui manter uma peça de mobiliário mas modificá-la mais ao meu gosto.

Para saberem mais sobre a evolução deste quarto e respectivas fotos do antes e do depois, é seguirem este link.

E por aí, também fazem estes projectos? Contem-me tudo.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *