Como organizar a despensa – Dicas e ideias

Depois do artigo sobre como organizar a cozinha, escrever um sobre como organizar a despensa tornou-se essencial.

A minha despensa já passou por várias fases de organização. Por isso as dicas e o processo que explico aqui é fruto da minha experiência e do que aprendi com os erros que cometi.

A par disso partilho várias inspiração e ideias um pouco diferentes, tanto para quem tem espaço específico para despensa ou tem de usar os armários.

VANTAGENS DE UMA DESPENSA ORGANIZADA

Primeiro que tudo é importante salientar as inúmeras vantagens de ter uma despensa organizada:

  • Permite dia a dia mais prático;

  • Ganha mais tempo para fazer outras atividades;

  • É mais fácil para manter tudo limpo;

  • Controla melhor a data de validade dos produtos;

  • Simplifica o planeamento do menu, já que é mais fácil de saber o que tem a despensa;

  • Há um melhor aproveitamento do espaço;

  • Encontra rapidamente o que precisa.

Como organizar a despensa – Dicas e Ideias

despensa organizada

LIMPEZA

Este foi um dos primeiro erros que cometi. Calma, eu limpo a despensa. O problema é que o fazia sempre por fases e nunca tudo de uma vez. Não dá. É preciso ser drástico. Por isso as fases a considerar no processo são:

1º – tirar tudo para fora,

2º – verificar os alimentos que já não estão em condições de ser consumidos,

3º – Limpar frascos, cestos, caixas ou os demais recipientes que tenha

4º – Se necessário e se puder, dê uma pintura nova ao espaço. Uma lata de tinta faz milagres por qualquer divisão.

5º – Pense na forma como quer organizar os artigos. Falo nisso mais abaixo.

despensa organizada

O QUE GUARDAR

Se a sua despensa é apenas um armário ou uma estante, então os produtos de limpeza devem ser guardados noutro local mas se tem uma divisão própria, poderá colocar tudo no mesmo espaço mas o mais afastado possível dos alimentos.

Para além de alimentos e produtos de limpeza, poderá ainda guardar artigos de cozinha como rolos de papel, guardanapos, esponjas e panos de limpeza, por exemplo, e utensílios de limpeza, como a vassoura, a pá e esfregona.

despensa organizada

 

COMO GUARDAR

O ideal será separar por categorias e neste ponto terá de ser o que faz mais sentido para si. Observe o seu dia-a-dia e pense naquilo que compra e usa com mais frequência. Coloque os artigos que mais usa de fácil acesso, por exemplo. Mais do que uma organização bonita, ela deve ser prática. Por aqui usei o seguinte método:

  • frascos de vidro para guardar a maior parte dos alimentos
  • caixas para guardar batatas, alhos e cebolas
  • cestos para colocar o que tenho de stock (ex.: um pacote de aveia no frasco e os restantes ainda por abrir, num cesto) e que dividi assim:
    • frascos e enlatados
    • massas e farinhas
    • garrafas de óleo, azeite, vinagre

 

 

 

Quanto aos frascos poderá usar etiquetas para identificar o que cada um contém e escrever na base, com caneta de acetato, a validade de cada um.

frascos de despensa com etiquetas

frascos de despensa com etiquetas

frascos de despensa com etiquetas

Se quiser colocar aquelas etiquetas bonitas que vê em tantas inspirações do Pinterest, poderá fazê-lo em dois sítios:

ESTRUTURAS DE SUPORTE

Em relação às estruturas de suporte poderá optar por estantes, prateleiras ou uma mistura das duas. Para quem não tem despensa dedicada poderá usar uma estante deste tipo ou deste e colocar na cozinha para maior arrumação.

Para a vassoura, pá ou esfregona poderá usar ganchos para pendurar ou os que dão para encaixar e prender. A ideia é usar o espaço em altura e retirar artigos do chão. Para quem não tem despensa, poderá fazer a aplicação dos ganchos nas costas da porta ou num cantinho da cozinha que esteja mal aproveitado.

ARTIGOS DE ORGANIZAÇÃO

Como disse acima, poderá fazer a organização da despensa através da utilização de cestos ou caixas. Hoje em dia já existem no mercado inúmeros recipientes para deixar a despensa organizada de forma fácil e rápida.

Mas tenha em atenção que deve verificar primeiro que tipo de caixa ou cesto precisa. Ainda que seja tentador, não caia no erro de ir a correr comprar organizadores que depois atrapalham mais do que ajudam, ou pior, não chegam sequer a ser usados.

DICA EXTRA

Certamente já chegou a casa e percebeu que tinha comprado algo que afinal já tinha, não? Para que este tipo de situações não se repita, tenha um quadro reutilizável para escrever o inventário da despensa e ir alterando conforme a necessidade. Isto ajuda não só a não comprar itens que já tem em stock como também facilita na hora de planear o menu. Podem ver como fiz o meu aqui.

Em síntese, é isto. Decerto não será uma tarefa fácil organizar a despensa mas se for feita seguindo as dicas que aqui partilho, será com certeza eficaz.

Partilhar

Deixe uma resposta