Antes e Depois Projectos cá de casa

Projectos cá de casa* – Cómoda Malm pintada de branco [Antes e Depois]

Como_pintar_uma_comoda_malmUma dos grandes erros que cometi quando me mudei para esta casa foi ter comprado várias peças de mobiliário todas iguais. Tenho três cómodas Malm cá em casa, acreditam? Também abusei das estantes expedit mas isso fica para outro post. O facto de ser mobiliário muito prático e a custo acessível, fez com que não pensasse muito na questão decorativa e em dar alguma personalidade à casa.
Hoje é diferente. A casa mais simplificada e o meu gosto crescente pela decoração faz com que pense melhor sobre o que coloco cá em casa. Prefiro sempre objectos com história, que tenham pertencido à família ou que nos tragam boas recordações. Mesmo que não goste do aspecto original, se  estrutura for boa, uma lata de tinta resolve o problem estético ou até um bocado de tecido, como foi o caso da cabeceira da minha cama (podem ver o projecto aqui). E foi um bocadinho isto que aconteceu com esta cómoda Malm. Apesar de não ter grande história, é muito prática e tem grande arrumação. Além disso, foi comprada com um bom desconto por isso não me queria livrar dela. Pintar era a solução.
Como_pintar_uma_comoda_malm
Mas este é daqueles projectos em que estive muito indecisa se havia de fazer ou não. E a razão desta minha indecisão prende-se apenas com a minha (in)capacidade de conseguir que o produto final fique com um bom acabamento. Fruto de impaciência, pouco tempo livre e, claro, da ignorância no que toca a remodelações.

Felizmente não foi o que aconteceu neste projecto e posso dizer que por ter seguido à risca cinco dicas essenciais, o resultado final ficou maravilhoso, como podem comprovar pelas fotos. A cómoda Malm era esta e para ficar assim precisou levar quatro demãos.Como_pintar_uma_comoda_malm

Passos para pintar mobiliário (cómoda Malm)

a) Lixar o móvel;
b) Limpar bem todo o pó que se formou
c) Usar primário (apesar de tóxico, é importante para o resultado final porque fixa a tinta);
d) Usar rolo sempre que possível (evita as marcas dos pincéis);
e) Lixar suavemente entre demãos;
f) Deixar secar bem entre demãos.
 Como_pintar_uma_comoda_malm
Como_pintar_uma_comoda_malm
Apesar de dar trabalho, não digo que não, se seguirem estes passos sempre que pintarem algo, verão que compensará no resultado final. Quanto a mim, ainda me falta renovar mais duas cómodas Malm, mas queria fazer algo mais do que uma simples pintura, caso contrário fico na mesma com mobiliário muito semelhante.
E por aí, já alguma vez fizeram este tipo de projecto?

7 Comentários

  1. uauuuuu!!!
    ando também indecisa quanto a pintar as minhas 2 malm, são iguais às suas (escuras) e o medo é o mesmo: acabamentos!
    que produtos usou? obrigada 😉

    1. Olá Patrícia.
      Obrigada pelo comentário.
      Usei um primário universal e depois uma tinta acetina da para madeira (acho). De qualquer forma, se for a uma loja de tintas, terá aconselhamento sobre o melhor produto a usar.
      Bjs

  2. Ficou excelente. Também tenho um camiseiro malm para pintar de branco, mas tenho receio. Poderia dizer-me se usou máquina para lixar ou se foi tudo manual?
    Obrigada e parabéns pelo resultado final.

    1. Olá Sílvia.
      Antes de mais, muito obrigada!
      Para esta cómoda, fiz manual, mas nada de grandes passagens. Foi mais para deixar a superfície rugosa para o primário agarrar bem. Não usei máquina para lixar pois sabemos que este mobiliário não é em madeira maciça, logo poderia danificar. Caso seja em madeira macicça, então sim, deve ser bem lixado até se ver a madeira original.
      Espero ter ajudado.

      Bjs e obrigada pela visita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *