ORGANIZAR A COZINHA – 10 DICAS ESSENCIAIS QUE RESULTAM

organizar a cozinha

ORGANIZAR A COZINHA – 10 DICAS ESSENCIAIS QUE RESULTAM

Organizar a cozinha tem muito que se lhe diga. Para além de ser a divisão que provavelmente tem mais objectos é também aquela em que passamos mais tempo.

Por isso, ter este espaço organizado é essencial se queremos ter um dia-a-dia eficiente e acima de tudo tranquilo.

Assim, deixo-lhe dicas essenciais para começar o processo de organização da sua cozinha e no final partilho um vídeo de como organizei a minha. Nele mostro não só como organizei todos os armários e gavetas como também partilho várias dicas para ajudar a tornar a sua cozinha minimalista.

COMO ORGANIZAR A COZINHA

1 – RETIRE TUDO DO SÍTIO

Não há uma forma simples de fazer isto. Se quer organizar a sua cozinha de uma vez por todas e garantir que essa organização se mantém, então comece por retirar tudo do sítio. Não só precisa de fazer isso para perceber efectivamente o que tem mas também para poder fazer uma boa limpeza e perceber qual a melhor organização para si.

2 – FAÇA UMA BOA LIMPEZA

Agora que todos os armários e gavetas estão vazios, está na altura de fazer uma boa limpeza. Poderá usar um detergente neutro ou uma simples mistura de água e vinagre de cidra, que ajudam a eliminar algum cheiro.

Também poderá optar por forrar armários e gavetas e se assim for, é nesta altura que o deverá fazer.

3 – ELIMINE O QUE NÃO USA

Agora que a limpeza está feita, está na altura de virar a sua atenção para os objectos. O primeiro passo é fazer uma triagem. Comece por deitar fora itens partidos, loiças lascadas e colocar de parte tudo aquilo que já não usa.

Aqui é importante fazer uma boa selecção e deixar apenas e só aquilo que usa no dia-a-dia. Só mantendo o essencial é que conseguirá ter e manter a sua cozinha organizada.

Veja dos artigos que seleccionou aquilo que poderá doar ou vender.

ARTIGOS QUE PODEM INTERESSAR

 

4 – SEPARE ITENS POR TIPO

Esta separação é muito importante não só para decidir como irá organizar tudo mas também para perceber que objectos possui.

Por aqui agrupo-os desta forma, que poderá ser diferente da sua:

  • copos do dia-a-dia e os de ocasiões especiais, canecas, taças e tigelas pequenas
  • pratos (opto por ter pratos especiais e bonitos para o dia-a-dia e são esses que uso também em épocas festivas ou para receber convidados)
  • pratos ou taças de sobremesa e outros itens de servir como molheiras ou azeitoneiras
  • caixas de vidro (não separo as tampas)
  • caixas de plástico (não separo as tampas)
  • travessas e pratos de servir
  • tabuleiros para servir e de ir ao forno
  • formas de bolos, taças e tigelas grandes
  • panelas, tachos e frigideiras (não separo as tampas)
  • pequenos e eletrodomésticos

5 – REPARE NO QUE USA MAIS

Fazendo a seleção anterior, agora é preciso perceber quais os itens mais utilizados daqueles que só são retirados dos armários e prateleiras poucas vezes durante ano. Com base nisto, guardei os objectos usados com menor frequência nas partes mais altas dos armários e aqueles que uso com maior frequência, em zonas de mais fácil acesso ou bem visíveis.

cozinha organizada

6 – ESCOLHA O SEU MÉTODO DE ORGANIZAÇÃO

Na hora de organizar a cozinha, pode optar por dois tipos de organização:

  • tipo de artigo – copos com copos, pratos com pratos, etc…

  • por uso – os copos e pratos que são mais usados são guardados no mesmo espaço.

Cá em casa optei por fazer uma mistura dos dois. Por exemplo, guardei taças grandes com as formas para fazer bolos porque faz mais sentido para mim assim. Já os copos guardei todos juntos num armário.

Aqui a máxima é, como eu gosto de dizer, organizar com sentido, ou seja, guardar itens próximo de locais onde vão ser usados. Panelas, tachos e frigideiras no armário mais próximo do fogão. Aqui podem ver uma alteração que fiz há algum tempo e que exemplifica muito bem aquilo que acabei de dizer.

Para saber qual a opção ideal, aconselho a testar uma organização durante uma semana para perceber qual a que se adapta melhor às suas rotinas.

7 – COMO ORGANIZAR AS GAVETAS

As gavetas são óptimas não só para guardar objectos pequenos, como talheres e outros utensílios de cozinha e também têxteis como toalhas, individuais e guardanapos.

Em relação a estes últimos, uma forma simples de aproveitarem melhor o espaço disponível é dobrarem pelo método KonMarie. Mostro a diferença com estas duas fotos de seguida.

gaveta de cozinha organizada

gaveta arrumada método konmarie

Tenho algumas gavetas com caixas divisórias, para colocar os talheres e acessórios para cozinhar e servir. São óptimas não só para ter tudo organizado como também ajudam na limpeza.

Além disso também ajudam a restringir o espaço para guardarmos coisas e incentivam o minimalismo ou a concentrarmo-nos no que é essencial.

gaveta de cozinha organizada

Também é numa gaveta que guardo as minhas especiarias. Podem ver neste vídeo todo o processo de organização.

Sugiro que as guardem desta forma (ou num armário próximo do fogão) por duas razões:

  • prolonga a validade das mesmas se forem guardadas em local escuro, longe da humidade, do calor excessivo e em vidro bem fechado
  • libertam espaço de bancada, principalmente se esta for pequena (e ajudam a reduzir a confusão visual)

8 – COMO ORGANIZAR ARMÁRIOS

Em relação aos armários tento maximizar o espaço de arrumação em altura, com a utilização de estantes (veja na foto abaixo) e com ganchos, tanto nas portas como dentro dos armários (que utilizei muito antes de fazer um grande destralhe na cozinha).

armário da cozinha organizado

Quando organizei os meus armários tive em conta dois factores:

  • o peso dos artigos
  • a frequência do uso

Isto fez-me mudar pratos a copos para zonas que estivessem mais ao alcance das mãos e também trocar loiça mais pesada para armários inferiores. Por exemplo, tinha os pratos maiores e travessas juntos num armário superior.

Também passei a arrumar travessas e bandejas em divisórias verticais, como esta do IKEA. Não só ajuda a optimizar o espaço como se torna mais fácil retirar o que precisamos.

9 – ACESSÓRIOS QUE PODEM AJUDAR

Organizar a cozinha quando o espaço é limitado pode ser desafiador. Para contornar esta dificuldade aconselho o uso de ganchos, calhas, organizadores de parede, carrinhos de apoio e móveis multiuso.

A única preocupação é certificarem-se que estes não atrapalham a circulação da cozinha.

 

10 – COMO MANTER A ORGANIZAÇÃO

A duas dicas mais importantes que posso deixar são estas:

  • tenha um lugar certo para cada objecto (se não tiver, pense logo no local mais eficiente para ele ser guardado, caso contrário vai ficar com a cozinha caótica num instante)
  • arrume à medida que vai usando cada coisa. Ajuda não só na organização da cozinha como também na poupança de tempo na arrumação da mesma.

E estas são as dicas que vos deixo. Espero que sejam úteis para conseguirem organizar a cozinha de forma eficiente e que essa organização se mantenha.

Para terminar, deixo-vos com o vídeo da tour da minha cozinha, onde mostro tudo ao pormenor e dou ainda mais algumas dicas para conseguirem uma cozinha minimalista e bem organizada.

Se gostou deste artigo, guarde-o no Pinterest

organizar a cozinha

Partilhar

Deixe uma resposta